Era principalmente em dias chuvosos que eu mais jogava video game, quando era criança. Em especial, o jogo Street Fighter.
Nesse jogo, havia personagens estereotipados de vários países. O americano do exército, o japonês honrado e instruído nas artes marciais, o tailandês com seu estilo muay thai, entre outros. O jogo ainda é muito bom, me diverti muitas horas controlando todos os personagens.
Mas um personagem em específico, sempre foi para mim muito difícil de entender. O Dhalsim, um pacifista hindu da Índia. Além de eu ter dificuldade para fazer os golpes no jogo, eu também não entendia porque ele conseguia esticar os braços e as pernas, como se fosse de elástico. Achava isso muito roubado.
E, assim como eu quando criança, que não entendia como jogar com o indiano, percebo que muitas pessoas não conhecem o verdadeiro potencial da Índia, que hoje está numa posição privilegiada, com muitos ventos a seu favor.
A Índia recentemente presidiu a reunião do G20 em seu país. O G20 é um grupo formado pelas principais 20 economias mais pujantes do mundo. Os líderes desses países se reúnem no maior fórum de discussão sobre o mundo e discutem sobre diversos assuntos.
A expectativa do PIB para 2023 e para 2024 da Índia são muito bons. Se você leu meu último artigo, deve saber qual a média do PIB brasileiro. Nesse artigo, eu analisei a China, umas das principais economias do mundo.
No gráfico abaixo, é possível ver as expectativas. Na barra vermelha, a expectativa para 2023 e na barra azul para 2024. Veja que, se comparado à China - que atualmente enfrenta diversos problemas - a Índia está muito bem posicionada.
No âmbito econômico, a balança comercial indiana gira muito na exportação de petróleo refinado e medicamentos, enquanto ela importa muito petróleo bruto, ouro e carvão.
Ao contrário da China, Europa e boa parte do mundo, a Índia vive um momento muito favorável.
O gráfico abaixo mostra a robustez do PIB indiano. Tirando 2020 e 2021, que foram anos “diferentes” devido a pandemia de COVID, os níveis de crescimento são altos.
E o país ainda tem muita oportunidade para crescer. A Índia continua alcançando um crescimento populacional significativo, que faz com que sua economia se fortaleça.
No aspecto geopolítico, a Índia não deixou de aproveitar a eclosão da guerra Rússia x Ucrânia e a pandemia para aproveitar os vácuos que outros países deixaram. Muitas empresas criaram receios com a aliança chinesa à Rússia e várias fábricas saíram totalmente ou parcialmente da China, migrando para a Índia.
E porque a Índia?
Pelo tamanho da sua economia, pela mão de obra abundante e pela região, que está recebendo vários investimentos, inclusive americanos e europeus. Os americanos apoiam esse projeto justamente para se contrapor a China.
A última reunião do G20 discutiu sobre um novo corredor comercial que liga a Índia aos Emirados Árabes, Israel e o Mediterrâneo.
Se esse corredor econômico ganhar força, a Índia irá aprofundar a comercialização entre esses países.
Agora, você não tem mais motivos para não deixar de olhar a Índia com outros olhos. E quem sabe, também aprender a jogar com o Dhalsim no Street Fighter.