Você já deve ter lido meu artigo sobre agenciamento de carga digital, publicado alguns dias atrás. Essa é apenas uma das tendências que a Maersk publicou como game changers neste 2023.
Se você perdeu o artigo original da Maersk, vem comigo nesse resumo.
1) O inesperado virou esperado
Pandemia de Covid 19, obstrução do canal de Suez e a guerra na Ucrânia foram algum dos eventos inesperados nesses últimos dois anos que reforçaram a importação de uma cadeia de supply chain flexível e resiliente.
Além disso, redução de staff, problemas com capacidades para embarque, inflação e picos de demandas foram situações corriqueiras no mercado de agentes de carga.
2) Incertezas econômicas e a ascensão do protecionismo
A Organização Mundial do Comércio (OMC) recentemente revisou a previsão do crescimento do comércio global de 2023 de 3,4% para apenas 1%. Isso porque cada vez mais os países estão aplicando, ou considerando aplicar, estratégias protecionistas para conter as exportações e proteger o mercado doméstico.
3) Sustentabilidade como palavra chave
Segundo um estudo global de sustentabilidade de 2022 realizado pela Simon Kucher & Partners, 71% dos consumidores ao redor do mundo estão fazendo mudanças em suas vidas e comprando produtos mais sustentáveis.
O transporte de containers registra 8% do total da emissão global de CO2, com um aumento estimado de 42% até 2050, e o mercado de frete está tomando as providências para que o crescimento dessa indústria seja de forma sustentável.
4) Agentes de carga digital no centro do palco
Já falei e comentei sobre nos meus últimos dois artigos. Se ainda não conferiu, corre lá!
E aí, gostou do conteúdo? Deixa aquele like pra ter sorte nos fretes dessa semana.