As eleições que ocorrerão no mundo em 2024 podem ser o principal fator de mudança no mundo.
Isso porque, historicamente, é o maior número de pessoas que irão votar na história da humanidade.
São mais de 70 países no mundo que terão eleições presidenciais em 2024. Mais da metade da população mundial participa da maior “arma” democrática.
Mas isso não significa que o mundo está mais democrático. Por exemplo, teremos eleições na Rússia e na Venezuela, mas acho que a essa altura já sabemos quem irá ganhar.
Entre os países em eleições, destaco os mais importantes:
Índia - é o país que teve o maior aumento populacional nos últimos anos e tem uma economia pujante, já sendo considerada uma grande potência na Ásia.
Rússia - imagina se a oposição pudesse se candidatar e dar fim à guerra…mas já sabemos que o Putin não está para brincadeira.
Taiwan - o partido que está na frente na corrida eleitoral quer ser independente da China. Se isso se concretizar, pode ser o início de uma grande guerra.
Venezuela - será que Maduro permitirá eleições honestas?
Irã - outro país que dificilmente uma oposição terá grandes chances. A guerra entre Hamas x Israel tem sido um ponto unificador entre os países islâmicos.
Paquistão, Indonésia e Bangladesh - são significativos devido a quantidade de pessoas que irão votar.
Uruguai - país importante para discussões do Mercosul, junto ao Brasil.
México - pode definir o equilíbrio de poder entre esquerda e direita na américa latina, visto que o país é uma das principais potências.
África do Sul - promete ser a disputa mais acirrada desde o apartheid em 1994.
Eleições do Parlamento Europeu - as eleições europeias acontecem de cinco em cinco anos nos países-membros da União Europeia, cabendo aos eleitores escolher seus representantes. Isso não significa que os países em si estarão escolhendo novos presidentes, mas sim quem os representarão no Parlamento.
E por último, mas talvez o mais importante porque pode não só mudar o ano como o mundo, as eleições norte-americanas.
Os dois principais candidatos nos EUA, Biden e Trump, travam uma luta política e nos tribunais. Essa eleição pode determinar se os EUA vão se tornar mais isolados do mundo, olhando para suas forças internas, ou se irão manter-se como soberanos e abertos.
Eleições são momentos de instabilidade. 2024 tende a ser muito instável.