
Discover more from Aquilo que Importa
Aquilo que Importa #27
Lula lá!
Nesse final de semana, o presidente brasileiro embarcou rumo à Europa para participar da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia.
Espera-se que as negociações beneficiem o Mercosul com a União Europeia.
O agro é pop!
Confirmando aquilo que já ouvimos várias vezes, o agro brasileiro atingiu um valor recorde de US$ 82,8 bilhões exportados no primeiro semestre de 2023, representando um aumento de quase 5% em relação ao ano anterior.
Os destaques ficam para a soja, cana de açúcar, carne bovina e de frango e a celulose.
A China já não é mais a mesma
As exportações da China tiveram a maior queda em 3 anos, representando 12,4%. O gigante asiático está com a demanda interna menor e, devido a vários problemas geopolíticos, muitos países deixaram de importar da China.
Isso pode logo impactar o Brasil, visto que, se a demanda está fraca, os chineses podem deixar de importar alguns produtos porque não estão exportando. Por exemplo, podem não importar algodão pois não estão exportando tantos têxteis..
Abre o olho, Xi Jinping…
Desonerar exportações
Se o Brasil tem a vocação de exportar e cada vez mais quer incentivar pequenas e médias empresas a alcançar o mercado internacional, porque não desonerar os produtos destinados a exportação?
O vice presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, também pensa assim e quer defender essa tese na reforma tributária que o país terá nos próximos anos.
Eu só acredito vendo…
“Quem quer rir, tem que fazer rir”
Não foi só o Major Rocha do filme Tropa de Elite que meteu essa. Assim também fez a Rùssia ao informar que terminou de fato o acordo para exportações de grão da Ucrânia no Mar Negro.
Apesar do apelo de outros países para que não haja ataques em portos, o Kremlin informou que as exportações russas de produtos agrícolas e fertilizantes tiveram muitos obstáculos criados.