Aquilo que Importa #26
O Aquilo que Importa dessa semana não vai trazer um assunto específico, mas sim uma curadoria de notícias que podem ter passado despercebida no seu dia a dia.
No último dia 7 de julho foi comemorado o dia mundial do chocolate. A primeira curiosidade é que existe um dia mundial para isso.
A segunda curiosidade é que o Brasil é um dos poucos países que possui a cadeia produtiva completa de um chocolate, desde a produção de amêndoas de cacau até a embalagem do produto final.
A terceira curiosidade fica pelo fato do Brasil ser reconhecido internacionalmente como produto de chocolate de qualidade - um abraço para os suíços, americanos e belgas. Neste primeiro semestre de 2023, foram exportadas 17,5 mil toneladas de chocolate, representando US$ 71,8 milhões na balança comercial.
***
Sabe aqueles filmes de alienígenas que deixam marcas desconhecidas em milharal nos EUA? Eles já podem ser feitos aqui no Brasil.
O Brasil tem tudo para se tornar um dos maiores fornecedores de milho do mundo, ultrapassando os EUA. Isso acontece porque o Brasil está auxiliado por um novo acordo de fornecimento com a China.
O que pesa na balança comercial é o valor. O Brasil está vendendo mais milho que os EUA mas a um preço bem menor. Vamos valorizar nosso milho, Brasil?
***
A guerra Rússia x Ucrânia completou 500 dias neste sábado, ainda sem estar perto de um fim.
Com o cerco econômico através de sanções, esperava-se que a Rússia logo sucumbiria, mas a resiliência do país e com apoio de seus aliados, principalmente a China, o país segue firme.
A consultoria agrícola Sovecon elevou sua previsão para as exportações de grãos da Rússia na temporada 2023/24 para 58,9 milhões de toneladas.
As sanções, no fundo, mais prejudicaram o mundo do que a Rússia. Isso nos mostra que, cada vez, a economia é global.
Aliás, fiz um vídeo falando sobre a guerra Rússia x Ucrânia. Se quiser, dá uma conferida clicando aqui.
***
Deu ela. A reforma tributária. A Câmara aprovou a PEC da reforma tributária.
Qualquer brasileiro lúcido é favorável a uma reforma tributária, mas será que ela está sendo feita corretamente, principalmente por ter sido aprovada tão rapidamente?
Tem alguma coisa aí que não está claro para a população, mas que em breve saberemos.
No Brasil, pagamos impostos parecidos com o de países ricos, mas com péssimos serviços. Temos hoje uma das maiores cargas tributárias do mundo.
Os efeitos da reforma tributária serão sentidos ao longo dos próximos anos. Muitos pontos precisam ser esclarecidos e muita coisa irá mudar.
Torcemos para o melhor.
***
E aí, curtiu esse formato?
Obrigado por acompanhar e ler até aqui.