#40 Repercussões do ataque de Irã em Israel
O ataque do Irã à Israel foi uma resposta esperada.
O Irã avisou que iria retaliar, Israel sabia com antecedência e por isso conseguiu se preparar, avisando a população e esvaziando as ruas. O ataque foi também um grande teste para o sistema de defesa Domo de Ferro.
Após o ataque, que teve 99% de interceptações, os EUA pediram a Israel que não fizesse outra ofensiva. Mas, infelizmente, esse conflito não irá se resolver assim tão facilmente.
Israel avisou que estuda outros ataques, e assim o clima vai esquentando entre os países. Afinal, “se você está planejando me atacar, eu também vou planejar atacar você”.
Com essas notícias, o preço do petróleo disparou.
Sendo uma das principais matérias primas do mundo, com a disparada do preço do petróleo, o governo americano já anunciou que será difícil reduzir a taxa de juros no tempo que eles haviam previsto.
Resumindo tudo isso para o bolso do brasileiro, significa que:
Aqui no Brasil, as coisas irão ficar mais caras. Afinal, somos afetados pela economia norte americana, pelo aumento do petróleo, pela desvalorização do real frente ao dólar e indiretamente, também por esses conflitos lá fora.
Quem trabalha com importação, já percebeu o quanto o dólar avançou nestas últimas duas semanas. Enquanto em janeiro tivemos um dólar a R$ 4,85, hoje temos acima de R$ 5,20.
Isso porque só estamos falando do cenário fora do Brasil.
Se somar ao que acontece dentro do país, o assunto vai longe. Mas vamos deixar esse assunto para o Elon Musk resolver. 🙂